“... e então, ocorreram as Grandes Navegações e o Brasil foi descoberto em 1500”. Portanto, o estudo da Literatura Brasileira começa com a descoberta do Brasil em 1500 e esse primeiro período de nossa história literária é chamada de Quinhentismo (por causa do "1500").
Quinhentismo é a denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI, no momento em que a cultura europeia foi introduzida no país. As manifestações ocorridas se prenderam, basicamente, à descrição da terra e do índio, ou a textos escritos pelos viajantes, jesuítas e missionários que aqui estiveram.
Portanto, nessa época, tudo o que tínhamos em termos de produção literária se resumia a dois tipos de escrita:
Literatura de Informação: narram e descrevem as viagens e os primeiros contatos com a terra brasileira. A linguagem era simples e cheia de descrições e de informações a respeito das viagens e das terras descobertas. Grande destaque: A Carta de Caminha, escrita por Pero Vaz de Caminha para o rei de Portugal (D. Manoel), documento considerado o marco inicial da Literatura Brasileira (afinal, foi o primeiro texto escrito sobre o Brasil).
Literatura de Catequese: Jesuítas foram enviados para catequizarem os índios no Brasil e o grande destaque desse período foi o padre José de Anchieta. Seus textos eram escritos para serem representados (teatro e encenações) já que o público era muito diversificado (índios, marujos, colonos, comerciantes, soldados...). Porém, seu alvo maior era o índio. Para isso, o padre Anchieta escreveu em mais de uma língua (ele inclusive aprendeu Tupi e escreveu uma gramática sobre a língua dos índios, o tupi-guarani).
Principais manifestações literárias do Quinhentismo no Brasil:
# A Carta, de Pero Vaz de Caminha;
# O Diário de navegação, de Pero Lopes de Souza, datado de 1530;
# O Tratado da terra do Brasil e a História da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos de Brasil, de Pero de Magalhães Gândavo, datado de 1576.
# O Tratado descritivo do Brasil, de autoria de Gabriel Soares de Souza, de 1587;
# Os Diálogos das grandezas do Brasil, cuja autoria é de Ambrósio Fernandes Brandão, de 1618;
# As cartas dos missionários jesuítas, escritas nos dois primeiros séculos de catequização;
# A História do Brasil, de Frei Vicente do Salvador, de 1627;
# As duas viagens ao Brasil, de Hans Staden, em 1557;
# A Viagem à terra do Brasil, de Jean de Léry, em 1578.
Questões ENEM:
ENEM 2013 QUESTÃO 114
TEXTO I
Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco começaram a vir mais. E parece-me que viriam, este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocaram por carapuças ou por qualquer coisa que lhes davam. […] Andavam todos tão bem-dispostos, tão bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam. CASTRO, S. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 1996 (fragmento).
TEXTO II
PORTINARI, C. O descobrimento do Brasil. 1956. Óleo sobre tela, 199 x 169 cm Disponível em: www.portinari.org.br. Acesso em: 12 jun. 2013. (Foto: Reprodução)
Pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro, a carta de Pero Vaz de Caminha e a obra de Portinari retratam a chegada dos portugueses ao Brasil. Da leitura dos textos, constata-se que
A) a carta de Pero Vaz de Caminha representa uma das primeiras manifestações artísticas dos portugueses em terras brasileiras e preocupa-se apenas com a estética literária.
B) a tela de Portinari retrata indígenas nus com corpos pintados, cuja grande significação é a afirmação da arte acadêmica brasileira e a contestação de uma linguagem moderna.
C) a carta, como testemunho histórico-político, mostra o olhar do colonizador sobre a gente da terra, e a pintura destaca, em primeiro plano, a inquietação dos nativos.
D) as duas produções, embora usem linguagens diferentes – verbal e não verbal –, cumprem a mesma função social e artística.
E) a pintura e a carta de Caminha são manifestações de grupos étnicos diferentes, produzidas em um mesmo momentos histórico, retratando a colonização.
ENEM 2009 QUESTÃO 01
(ECKHOUT, A. “Índio Tapuia” (1610-1666))
A feição deles é serem pardos, maneira d’avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos.
Andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa cobrir, nem mostrar suas vergonhas. E estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto.
(CAMINHA, P. V. A carta. www.dominiopublico.gov.br.)
Ao se estabelecer uma relação entre a obra de Eckhout e o trecho do texto de Caminha, conclui-se que:
a) ambos se identificam pelas características estéticas marcantes, como tristeza e melancolia, do movimento romântico das artes plásticas.
b) o artista, na pintura, foi fiel ao seu objeto, representando-o de maneira realista, ao passo que o texto é apenas fantasioso.
c) a pintura e o texto têm uma característica em comum, que é representar o habitante das terras que sofreriam processo colonizador.
d) o texto e a pintura são baseados no contraste entre a cultura europeia e a cultura indígena.
e) há forte direcionamento religioso no texto e na pintura, uma vez que o índio representado é objeto da catequização jesuítica.
RESPOSTAS QUESTÕES QUINHENTISMO:
ENEM 2013 QUESTÃO 114: letra C
ENEM 2009 QUESTÃO 01: letra C
http://www.resumosdeliteratura.com/
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura
http://portal.inep.gov.br/web/enem
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