quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Exercícios de Revisão 3º trimestre


EXERCÍCIOS DE REVISÃO 3ºS ANOS DO ENSINO MÉDIO


1. Analise as características a seguir e classifique com o respectivo período literário. No caso do Romantismo, definir a geração:

a) Literatura descritiva, sem compromisso com a Arte.

b) Verdade objetiva, detalhista, baseada nas ciências, como por exemplo o Positivismo (ordem e progresso) e o determinismo (o meio influencia e determina o homem).

c)Sentimentos obscuros, depressivos, de amor impossível, implicando no desejo de morte.

d) Arte do conflito, das dualidades, em linguagem difícil expressa pelo cultismo e conceptismo.

e) Ufanismo, retorno ao passado histórico na figura do índio como o herói idealizado.

f) Literatura de informação e catequese.

g) Linguagem clara, sem sentimento de culpa, fingimento poético na utilização de ambientação e pseudônimos pastoris.

h) Poesia crítica-social, principalmente sobre as questões abolicionistas. Também chamado de Pré-Realismo.

i) Novo público leitor: as mulheres e os estudantes.


2. Qual a divisão do Modernismo em Portugal e quais seus principais representantes?

3. Cite características presentes na Literatura Africana de língua portuguesa.





GABARITO:


1.
a) Quinhentismo
b) Realismo / Naturalismo
c) Romantismo: 2ª geração "Ultrarromantismo" ou "Mal do século"
d) Barroco
e) Romantismo: 1ª geração "Indianista" ou 'Nacionalista"
f) Quinhentismo
g) Arcadismo
h) Romantismo: 3ª geração "Condoreira"
i) Romantismo

2. O Modernismo em portugal é dividido em 2 gerações: Orfista e Presencista. Os principais representantes da 1ª geração Orfista: Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa. Da 2ª geração Presencista: José Saramago.

3. Características da Literatura Africana de língua portuguesa:

  • Resgate pela sua cultura e identidade;
  • Literatura engajada;
  • Colonialismo/Nativismo;
  • Denúncia dos horrores da guerra;
  • Utopia da construção de nações livres;
  • Busca de uma identidade que foi apagada pela opressão colonialista;
  • Libertação feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário